
Trabalhando Arte com Amor
Exclusiva com Alexandra Ferreira Lima
Alexandra - Não surgiu! Na verdade, nunca houve uma idéia, a minha aula no Raul Pompéia era diferente, sempre introduzi flauta, teatro... E quando surgiu a necessidade de um teatro para o folclore eu fui a eleita para responsável, apresentamos "As aventuras do Saci-Pererê e seu amigo o Gato Preto" e nessa ocasião a coordenadora Allison gostou muito e me incentivou a criar o projeto.
Dani - Por que esse nome?
Alexandra - Não sei, surgiu do nada. Acho que trabalhando por que realmente é o que a gente mais faz e Arte com amor por que se não tivermos amor no que fazemos...
Dani - O projeto têm alunos de todas as idades, todos podem participar ou existem alguns pré-requisitos?
Alexandra - A prioridade é para alunos do Raul Pompéia, mas toda a comunidade local pode participar, tanto que temos alunas que são mães de alunos de outras escolas também!
Dani - Imagino que ao longo dos anos você tenha vencido muitos obstáculos por causa do projeto, em algum momento já pensou ou alguém lhe sugeriu que desistisse?
Alexandra - Já!!!
Dani - Desde o ano 2000, no inicio do projeto, foram realizadas inumeras apresentações, pra você qual foi a mais marcante e por que?
Alexandra - Impossivel escolher uma só, pois foram tantas, mas acho que as mais marcantes pra mim foram: "A Cara do Brasil", no teatro imprensa, "Mudar o Mundo" e "Deu a Louca nos Contos de Fada", que é a menina dos olhos do projeto!
Dani - É evidente que sua ligação com os jovens vai além de professora e aluno, você acha que esse vinculo de amizade contribuiu para o projeto superar obstáculos e se tornar o que é hoje?
Alexandra - Com certeza, eu acho que se não tivessemos esse vinculo nada seria como é! E é realmente isso que torna o projeto especial, essa mistura, essa grande familia!
Dani - Nos ensaios, você acha que exige muito dos seus alunos?
Alexandra - Eu acho que eu exijo pouco, e se dessa forma eles já arrasam, imagine se eu exigisse muito!
Dani - Na sua opinião, o que leva algumas pessoas a criticar e julgar desnecessarios projetos como esse?
Alexandra - A ignorância, a falta de cultura, uma visão pequena dio mundo. Essas pessoas tem que perceber que a arte está na vida!
Dani - E o que faz algumas pessoas se dedicarem tanto, assim como você?
Alexandra - Primeiro gostar do que faz e depois pelo vinculo de amizade que se cria. Acho que são as coisas mais importantes!
Dani - O que você diria as pessoas que não acham que o projeto seja tão importante?
Alexandra - Que elas não sabem o que estão perdendo e que não conhecem nada do que a gente faz. Essas pessoas não entendem a nossa filosofia, o projeto é mais que aula de teatro e aula de dança, é aprender para a vida!
Dani - Por que as pessoas devem investir em arte e educação?
Alexandra - Em arte, pra tornar a vida das pessoas mais felizes, a arte também torna as pessoas mais sensiveis para com os outros e isso é muito importante. E educação, bem... eu acho que ela prepara a pessoa para a vida, para lutar pelos próprios direitos e saber dos seus deveres, acredito que quem tem educação nunca será pisado na vida!
Dani - Qual mensagem você deixa para os nossos leitores?
Alexandra - Nunca desista dos seus sonhos, o projeto é um sonho pra mim e enquanto eu tiver vida e força não vou desistir!*
Dani - Como surgiu a idéia de criar um projeto como esse?