Trabalhando Arte com Amor

Dança com Bengala ou Bastão

21-11-2010 00:21

 

A Dança da Bengala é uma dança masculina que foi adaptada pelas bailarinas. É dançada em um ritmo chamado Saaidi. Os vestidos são os mais utilizados. Podem ser justos ou mais folgados, preferencialmente com aberturas laterais. Lenços de medalhas nos quadris e acessórios na cabeça.

Nessa dança mostra-se a destreza da dançarina, o equilíbrio, o charme, destacando seus movimentos de quadril e fazendo uma paródia em relação à dança combativa masculina chamada "Tahtib". Esta dança demonstra força, beleza e sensualidade.

  
A Dança do Bastão é considerada a dança dos pastores. O bastão simboliza o cajado, que é usado para tanger seu rebanho, geralmente de cabras. É dançada por mulheres, que, no final da tarde, fora de suas tendas, em volta de fogueiras, comemoram e dançam a modalidade com suas túnicas coloridas e com véus nos quadris, “brincando” com o bastão, com agilidade e graça. Sua origem remonta de tempos antigos quando no final do dia os pastores que tangiam rebanhos com bengalas ou bastões, dançavam alegremente com suas mulheres nos Oásis e em volta das tendas.


 

Procurar no site

Contacto

Trabalhando Arte Com Amor